segunda-feira, 5 de maio de 2014

PRÁTICA DE PROCESSO CIVIL I (07/04/2014 A 05/05/2014)

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS

1 PROVOCADA/FORÇADA

1.1 Nomeação à autoria – arts. 62/69

É o incidente por meio do qual o detentor da coisa demandada nomeia o verdadeiro proprietário ou possuidor a fim de que o autor contra ele dirija sua ação. Nos casos de nomeação à autoria o réu/nomeante não deve contestar, mas somente apresentar o incidente.

Objetivo: substituir o réu;
Hipóteses: arts. 62 e 63;
Dinâmica: citado o réu no prazo para defesa, nomeia à autoria. O juiz suspende o processo e manda ouvir o autor, que pode negar a nomeação, a qual ficará sem efeito, ou aceitá-la, providenciando a citação do nomeado. O nomeado, por sua vez, pode reconhecer ou não a nomeação, sendo que somente o reconhecimento produzirá efeitos.

1.2 Denunciação à lide – arts. 70/76

É o incidente pelo qual o autor ou o réu chama a juízo um terceiro, que por alguma relação jurídica está obrigado a ressarcir os prejuízos do autor ou do réu, em virtude de sentença que tenha reconhecido a outro o direito à coisa ou reembolse os prejuízos decorrentes da demanda.

Hipóteses: alienante, possuidor indireto ou por força de lei ou contrato;

Dinâmica: trata-se, na verdade, de uma ação regressiva onde o denunciado terá a possibilidade de contestar a denunciação, a fim de se eximir das responsabilidades. Julgada procedente à ação, a execução pode ser direcionada ao réu e à seguradora pela jurisprudência. Tecnicamente, isso não pode ocorrer, pois o autor não tem relação jurídica com a seguradora.

Observação: 1 processo – 2 ações – 2 relações jurídicas – 1 só instrução – 1 mesma sentença. 

1.3 Chamamento ao processo

2 ESPONTÂNEA/VOLUNTÁRIA

2.1 Assistência

2.2 Oposição


PEÇA 5


Colina Peixoto (qualificação) ingressou com ação de reintegração de posse, processo nº __, distribuído para a 1ª Vara Cível de Viamão, contra João da Silva (qualificação – agricultor) por estar este preparando a terra para plantação em área de sua propriedade. Citado, alega ao seu advogado que estava plantando por ordem de Pedro Silveira, brasileiro, casado, médico, residente na Rua ____ em Porto Alegre-RS, na condição de empregado rural. Elabore a peça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário